Polícia Militar – 2010


O governo do Estado do Amazonas confirma a abertura de 2.580 vagas para os níveis de ensino médio e superior nos cargos de soldado e oficial, respectivamente, a serem preenchidas no quadro de vagas da PM-AM, instituição de Segurança Pública estadual em 2010.

O Ingresso na Polícia Militar é feito através do Concurso Público para admissão no Curso de Formação de Soldados (CFSD) ou no Curso de Formação de Oficiais (CFO) que é realizado através de convênio com algum órgão especializado, a PMAM mantém, atualmente, convênio com a UEA para realizar seus Concursos.

No Edital par o ultimo concurso para admissão de Soldados, que ocorreu em 2001, foram exigidos os seguintes requisitos:

1. DOS REQUISITOS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO

– Ser de nacionalidade brasileira;
– Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, até a data da inscrição;
– Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 26 (vinte e seis) anos, completados até a data limite da inscrição;
– Ter, descalço e descoberto, a altura mínima de 1,65 m (masculino) e 1,60 m (feminino);
– Estar em dia com suas obrigações militares (masculino);
– Estar em dia com suas obrigações eleitorais.
– Não ter antecedentes de ocorrências policiais ou criminais;
– Ter honorabilidade e conduta civil compatíveis com a função ou cargo policial militar pretendido;
– Ter aptidão para a carreira policial militar, aferida através de exames de saúde e físico;
– Os ex-servidores militares estaduais, que foram licenciados a pedido no comportamento “BOM”, poderão ser inscritos, desde que preencham todos os requisitos exigidos no presente Edital.

Exames de aptidão constarão de:

– Exame Físico – abdominal, natação, barra (masculino), flexão de braço (feminino) e cooper.
– Exame Médico – exames complementares de responsabilidade do candidato, compreendendo, Raio X de tórax, exame de sangue (VDRL, hemograma completo, glicemia, anti HIV-ELISA, classificação de grupo sangüíneo e fator RH), exame parasitológico de fezes, exame de urina, eletroencefalograma, eletrocardiograma, Raio X da coluna (se houver indicação clínica) e outros a critério da Junta Médica de Saúde.
– Exame de Capacitação Psicológica – O candidato classificado para as demais fases, deverá custear os exames de Capacitação Psicológica, que visa detectar as seguintes anomalias: oligofrenia; histerias; paranóias; esquizofrenia; epilepsia neurótica e psíquica; sado-masoquismo; e psicoses maníaco depressivas, devendo apresentá-los em data e local previstos no calendário do Processo Seletivo.

Depois que se ingressa na PMAM, o Policial Militar pode fazer concurso interno para ser promovido para Cabo ou Sargento, além de diversos cursos de Especialização: Curso de Batedor, Policiamento de Choque, Defesa com Bastão Perseguidor, etc.

Etapas do concurso

O processo seletivo consta de três etapas.
1ª Etapa – constituída de duas fases, sendo a primeira fase prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, com 80 (oitenta) questões objetivas e a segunda fase será a de redação, cujo conteúdo será extraído do conteúdo programático do Ensino Médio, constante do Manual do Candidato, constando de: Português (30 questões); Matemática (10 Questões); História do Brasil e do Amazonas (10 questões); Geografia do Brasil e do Amazonas (10 questões); Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) (05 questões); Química (05 questões); Física (05 questões); Biologia (05 questões); Redação. Nasegunda Fase somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem índice de acertos igual ou superior a 50% da prova objetiva.

Segunda etapa – Teste de Aptidão, de caráter eliminatório, constante de exame de saúde. O exame de saúde, de caráter eliminatório, visa aferir se o candidato goza de boa saúde física para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação de Oficiais e para desempenhar as tarefas inerentes à carreira funcional.

Terceira etapa – Teste de Aptidão, de caráter eliminatório, constante de exame físico.

O Exame Físico, de caráter eliminatório, que será realizado por uma comissão, que objetiva avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, a prática de atividades físicas e demais exigências próprias da função de policial militar. Os testes e índices mínimos da prova de capacidade física constarão das seguintes provas:

a) força muscular de membros superiores:

– teste de barra (masculino);

– flexões de braço (feminino)

b) força muscular de abdômen – flexão abdominal (60 segundos);

c) resistência aeróbica: corrida de 12 minutos;

d) natação – estilo livre – 25 m

Ainda não foi divulgado o edital do atual concurso, já confirmado, mas não custa conferir o do último concurso, basta clicar no edital 2007.

Texto baseado no Portal do Governo do Estado do Amazonas.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: